A finalidade de construir modelos de dados, é entender e registrar formalmente os dados de uma realidade de negócio da instituição, especificando-os em um artefato denominado Modelo de Dados. Consiste na prática de levantar, analisar, categorizar, interligar e explorar todos os dados e tipos de informações que irão sustentar uma aplicação. Para isso, devem-se traduzir os requisitos de informações em entidades negociais com seus atributos e relacionamentos entre estas, incluindo as respectivas regras de gestão, associados aos processos de decisão e operações institucionais. Com isso obtemos modelos de dados.
8.1 O processo de modelagem de dados
Aumenta a consistência da nomenclatura, regras, semânticas, padronização, segurança e ao mesmo tempo, otimiza a análise de dados.
Esse processo consiste na criação de estruturas no sistema de armazenamento, quer seja físico ou nuvem, para possibilitar a associação e o resgate de informações em um determinado padrão e momento.
8.2 Detalhamento do processo de Modelagem de Dados
Para os processos de modelagem é importante definir que há dois níveis de análise, a técnica e a negocial, porém a equipe de banco de dados atua somente na análise técnica:
Análise Técnica: Analisar se os modelos de dados (Logico e físico) estão aderentes às regras da MAD, bem como validar se as tabelas, colunas e seus relacionamentos (para garantir a integridade dos dados) estão de acordo com a documentação e SGBD onde os objetos serão criados.
Os documentos necessários ou equivalentes são:
8.3 Análise do Modelo de Dados
A equipe de Banco de Dados realiza a análise de modelo de dados elaborado pela equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto.