Ministério da Saúde

DATASUS

Bg-Cartão-Nacional-de-Saúde-1

Cartão Nacional de Saúde

Sobre o programa

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é o documento de identificação do usuário do SUS. Este registro contém as informações dos indivíduos, como: dados pessoais (nome, nome da mãe, data de nascimento, etc), contatos (telefones, endereço, e-mails) e documentos (CPF, RG, Certidões, etc). Atualmente, o número do CNS é utilizado nos sistemas informatizados de saúde que demandam identificação dos indivíduos, sejam usuários, operadores ou profissionais de saúde. Dessa forma, o CNS possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do acesso às Bases de Dados dos sistema de atenção básica, sistema hospitalar, sistema de dispensação de medicamentos, etc.

Com os CNS, o usuário do SUS pode conferir as informações de suas internações hospitalares, com dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no programa Farmácia Popular. O sistema do Cartão identifica o indivíduo para garantir a cidadania, coordena informações para humanizar o atendimento e padroniza os procedimentos para democratizar o uso do recurso público.

Quais são os benefícios de ter o CNS:

  • Rapidez na identificação do usuário;
  • Localização do prontuário pelo número do cartão;
  • Vinculação de: profissional, usuário, estabelecimento de saúde e atendimento;
  • Registro dos atendimentos realizados;
  • Registro do agendamento e execução de consultas e exames;
  • Dispensação de medicamentos;
  • Atualização de dados cadastrais.

O CNS faz parte da política do e-Saúde, que utiliza essas bases de dados de pessoas, estabelecimentos, procedimentos, como forma de propor ações estratégicas para a formulação de políticas de saúde de forma integrada. Com isso, é possível organizar a rede de atenção à saúde e a gestão do SUS, facilitar o atendimento ao cidadão e qualificar o trabalho dos gestores e profissionais da área da Saúde. Diante disso, percebe-se o impacto e a amplitude do uso das tecnologias de informação e de telecomunicação na gestão da saúde pública. O acesso a essas informações dá ao cidadão a possibilidade de participar da fiscalização e do aprimoramento do SUS. 

O cidadão poderá saber os nomes dos profissionais de saúde que o atenderam, o período, o nome da unidade de saúde e os procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados. Isso traz transparência e possibilita ao cidadão participar da fiscalização e do aprimoramento do SUS.

Para profissionais da Saúde:

Sistema de gestão de Operadores – SGOP

Visando maior autonomia dos estabelecimentos de saúde acerca do controle de acesso dos operadores do CadSus Web e melhoria na segurança deste sistema, foi gerada a aplicação Sistema de Gestão de Operadores – SGOP. A aplicação web é acessória ao CadSus Web, permitindo o cadastro e manutenção dos operadores, solicitação e aprovação de acesso a um estabelecimento de saúde e troca e recuperação de senha.

Saiba Mais 

CADSUS WEB V6