Ministério da Saúde

DATASUS

Coordenação de Segurança da Informação e Comunicações – COSEGI​

Área responsável por proteger um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização.

Proporcionar um melhor atingimento da missão do Ministério da Saúde enquanto reforça a proteção de sistemas e dados.

Uma abordagem ágil, eficaz e eficiente, baseada na ISO 27000, alinhada com as ameaças atuais e adaptável as missões do Ministério da Saúde.

Estrutura COSEGI
Serviços COSEGI

Serviços de Gestão de Continuidade de Negócios (SGCN)

Serviços de implementação de Programa de Gestão de Continuidade de Negócios nos processos, sistemas e serviços críticos do MS.

Serviços de Gestão de Segurança da Informação (SGSI)

Implementação de ações de segurança que visam a conformidade nas legislações e boas práticas de SI, desenvolvimento de processos de sensibilização dos agentes públicos do órgão, campanhas de sensibilização e ciclos de capacitação em temas relevantes a Segurança da Informação. Elaboração de métodos capazes de medi aplicabilidade da SI no MS.

Serviços de Gestão de Riscos em Segurança (SGRSI)

Implantação do Programa de Gestão de Riscos em SI, visando os processos, pessoas, ambiente e tecnologias que sustentam os serviços do MS.

Serviços de Gestão da Inovação em Soluções de Segurança (SGIS)

Serviço de acompanhamento da evolução tecnológica no que concerne Segurança da Informação, para identificar novas possibilidades de ameaças, permitindo o o desenvolvimento de estratégias de proteção proativas.

Serviços de Gestão de Incidentes (SGI)

Realizar a gestão de qualquer evento identificado, que possa comprometer a disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade dos ativos de informação do MS.

Serviços de Operação de Segurança (SOP)

Prover visibilidade sobre diversos aspectos relacionados à segurança cibernética no MS, envolvendo prestação de serviços de segurança, consolidação e visibilidade de eventos de segurança, administração, operação, monitoramento e respostas a incidentes de segurança da informação.