Ministério da Saúde

DATASUS

Datasus participa de Simpósio sobre Transformação Digital no SUS

publicado: 30/03/2023 18h52,
última modificação: 31/03/2023 09h52

O Departamento de Informática da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) apresentou os principais sistemas de informações do MS e as políticas e marcos da Saúde Digital

Representantes do Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS/SEIDIGI/MS) participaram do Simpósio Transformação Digital no SUS, nesta terça-feira (28), no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O evento, organizado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI/MS), contou com a participação da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, da Secretária da SEIDIGI, Ana Estela Haddad, do Diretor do Datasus, Sérgio Rosa e outros representantes da saúde.

O Simpósio foi uma importante iniciativa para fortalecer debates e ações da Secretaria de Informação e Saúde Digital, além de ter sido uma agenda que marcou o início da cooperação técnica entre a SEIDIGI e a OPAS, visando o fortalecimento e integração de sistemas de informação e o avanço na transformação digital da saúde a partir do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, o Datasus tem possibilitado a evidência do Brasil em Transformação Digital na saúde, destacando-se dos demais países, com ações baseadas na Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28) e fomento de recursos tecnológicos para o SUS

Paulo Sellera, Cleinaldo Costa, Ana Estela Haddad e Sérgio Rosa

Tendo em vista a importância da ESD28, a Secretária da SEIDIGI, Ana Estela, destacou, na abertura do evento, dois eixos da Estratégia, para cooperação técnica da Saúde Digital com a OPAS e contínua transformação digital: “A Estratégia de Saúde Digital vem se desenvolvendo já há uma década a partir PNIIS e incluiu um Plano Ação de Monitoramento e Avaliação para Saúde Digital do Brasil. E eu gostaria de destacar dois eixos, o de construir um arcabouço organizacional, legal, regulatório e de governança, para viabilizar a colaboração efetiva em Saúde Digital, e o Eixo três, implementar um ambiente conceitual normativo educacional e tecnológico que favoreçam essa colaboração efetiva por meio da ESD28”.

Sérgio Rosa - Diretor do Datasus

Durante o evento, o Diretor do Datasus, Sérgio Rosa, destacou a relevância da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), no assunto da Transformação Digital, e realizou convites de parcerias a fim de enriquecer debates acerca da rede nacional do SUS, que proporciona a interoperabilidade entre os sistemas e alimenta importantes programas do MS, como o Conecte SUS. Em entrevista, Sérgio Rosa, pontuou a importância de novas tecnologias para promover a transformação digital e evoluir com a ESD28, de forma a fornecer serviços de saúde democráticos e eficientes. 

“Para que a ESD seja percebida pela sociedade, o cidadão precisa ter acesso aos serviços de saúde e para isso o SUS precisa prover infraestrutura e fácil acesso. O desafio é todo cidadão ter acesso aos serviços de saúde e nós da área de T.I estamos provendo infraestrutura e sistemas para que esse acesso seja o mais fácil possível”. Sérgio Rosa citou ainda a estratégia do Datasus para levar a Saúde Digital até o cidadão, visando a continuidade do cuidado e a saúde na palma da mão do usuário: “Nós temos no celular um serviço chamado Conecte SUS, qualquer cidadão entra e vê sua situação de saúde pública, registrada no Ministério, ainda tem poucas informações, pois estão sendo inseridas de forma gradativa, mas o acesso é para todos com informações de relacionamento do cidadão com a saúde pública”.

O Datasus apresentou importantes frentes de trabalho que contribuem na Transformação Digital do SUS, em painel sobre Análise da maturidade digital, juntamente com os demais departamentos da SEIDIGI (DEMAS e DESD). Iniciando o painel, a Coordenadora-Geral de Inovação e Informática em Saúde do Datasus (CGIIS), Paula Xavier, realizou a primeira apresentação do Datasus, abordando os Antecedentes e Considerações sobre Experiências Brasileiras no Uso de Índices de Maturidade de Saúde Digital, citando a Transformação Digital no cenário global, nacional e na saúde digital, chamando atenção para a ESD28, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e o Programa Conecte SUS. Paula Xavier versou também sobre o Monitoramento e Avaliação das ações da Saúde Digital, onde na oportunidade expôs o 4º Relatório de Monitoramento da ESD28 e o Índice de Maturidade Digital para Estabelecimento de Serviços de Saúde (IMDES), com adoção de tecnologias na Ponta e preparação dos profissionais para a jornada digital. Em entrevista, a Coordenadora-Geral citou a importância do monitoramento e do trabalho conjunto para o avanço e maturidade da Transformação Digital no SUS.

Paula Xavier - Coordenadora-Geral CGIIS

“É importante destacar que a ESD20-28 foi pensada em várias dimensões, então não se restringe a infraestrutura tecnologia, mas também pensa à governança. E é muito importante ter o Ministério de Saúde como órgão central, porque ele promove a participação dos estados e municípios nessas estruturas de governança. A Estratégia também previu, desde seu início, mecanismo de monitoramento e avaliação, para que o País possa fazer uma autoavaliação e evolua da melhor forma possível”. Destacou Paula Xavier.

Jackeline Almeida - Coordenadora-Geral CGIE

Para contribuir com o Painel, a Coordenadora-Geral de Infraestrutura e Segurança da Informação (CGIE/DATASUS), Jackeline Almeida, apresentou os Sistemas de Informação em Saúde do MS, providos pelo Datasus, ressaltando sistemas que contribuem diretamente com a Saúde Digital e materializam a Transformação Digital, entre eles: SI-PNI, PEC E-SUS APS, SISAB, HORUS, E-SUS Regulação, E-SUS SINAN, CadSUS, e em destaque a RNDS, principal projeto do Departamento que alimenta os sistemas de saúde: “A RNDS vem para ser a base que permite a interoperabilidade do dado, uma grande plataforma que permite a viabilidade do Prontuário Eletrônico do paciente”. Ressaltou Jackeline.

Outra estratégia citada foi o Conjunto Mínimo de Dados (CMD), importante modelo que se integra à RNDS e materializa a ESD28. A Coordenadora-Geral da CGIE ressaltou ainda a importância do trabalho do Departamento no provimento de tecnologias para o SUS: “A apresentação dos sistemas de informação em saúde demonstram a importância da Tecnologia da Informação na assistência à saúde, reforçando a necessidade de uma Saúde Digital”.

O evento contou ainda com a presença dos secretários do MS, membros da OPAS, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH/MEC), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCTI), da Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI/SECOM), da Secretaria de Governo Digital (SGD), do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), do Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), entre outros convidados.

 

Clique aqui e assista a abertura do evento.