Ministério da Saúde

DATASUS

Datasus realizou o lançamento da atualização do aplicativo Conecte SUS Cidadão

publicado: 08/11/2022 16h31,
última modificação: 08/11/2022 16h32

O lançamento aconteceu durante a Expansão do Programa Conecte SUS no estado de Goiás

O Departamento de Informática do SUS (Datasus) realizou, nesta terça-feira (8), o lançamento da nova atualização do aplicativo oficial do Ministério da Saúde, o Conecte SUS Cidadão. As atualizações foram executadas pela Coordenação-Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS/Datasus/SE/MS), visando a melhoria da experiência do usuário, agregando novos serviços e aprimorando a versão anterior do aplicativo. O lançamento aconteceu durante a ação de Expansão do Programa Conecte SUS em Goiânia/GO e a versão está disponível para Web e App.

Uma das principais entregas da nova versão do Conecte SUS Cidadão é o reconhecimento do Certificado de Vacina Covid-19 pela União Europeia (UE). A apresentação do documento emitido pelo aplicativo possibilita o acesso e circulação nos países da UE que ainda exigem comprovante vacinal. A equivalência dos certificados foi um trabalho conjunto entre o Ministério da Saúde (MS), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (AISA/MS), Datasus e a Comissão da União Europeia.

Além da conquista do Certificado aceito pela UE, a plataforma aprimorou suas funções e, em breve, disponibilizará a emissão de Prescrição Eletrônica, realizada na Atenção Primária à Saúde. A medida permite com que o cidadão tenha em mãos e a qualquer momento o acesso às prescrições médicas, conforme registro e envio na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Essa evolução visa complementar o registro de prontuário do paciente, voltando ao cidadão o acesso a mais um documento de posse pessoal, de forma digital e prática.

O “Conecte SUS Cidadão” ganhou ainda uma nova estrutura visual, com melhorias na arquitetura da informação e no design, o aplicativo conta agora com tutoriais de acesso sobre cada ferramenta, além de um menu eficiente, a nova atualização foi construída com foco no cidadão. Pensando ainda em oferecer conteúdo confiável, foram disponibilizados 50 artigos da Saúde de “A – Z” e adicionadas três aplicações categorizadas como “Miniapps”: Peso Saudável; Hemovida e Transplantes.

A atualização aprimorou também funcionalidades da versão anterior do App, com ações nos campos: Meu perfil; Rede de saúde; Minha Saúde; Cartão Nacional de Saúde; e Gerenciador de contas. A área “Rede de saúde” passa a utilizar o recurso de geolocalização, a detalhar os serviços oferecidos pelos estabelecimentos e os horários de funcionamento das unidades.  Na área “minha saúde”, o cidadão poderá adicionar os medicamentos utilizados, alergias, contatos de emergência e outros serviços como integração de vacinas de rotina na Carteira Nacional de Vacinação.

A atualização do aplicativo foi desenvolvida em prol do cidadão brasileiro, baseada no perfil dos usuários com faixa etária entre 25 e 75 anos, de diferentes classes sociais e expectativas de consumo. O Conecte SUS Cidadão é uma ferramenta estruturante da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28) e possibilita o acesso à saúde, a continuidade do cuidado e o protagonismo do usuário.