Ministério da Saúde

DATASUS

Estratégia de Saúde Digital é abordado em Audiência Pública sobre Integração de dados na Saúde

publicado: 07/07/2022 15h36,
última modificação: 07/07/2022 17h56

O Diretor do Datasus representou o departamento na Audiência e destacou a importância da ESD para a integração dos dados na Saúde

O Diretor do Departamento de Informática do SUS (Datasus), Merched Cheheb, participou nesta quinta-feira (7) de Audiência Pública Ordinária sobre Integração de dados na Saúde. A agenda aconteceu de forma semipresencial, na Câmara dos Deputados, e contou com a participação de outros convidados.

Durante a audiência, Merched citou as diversas evoluções tecnológicas que vem permitindo que a população esteja cada vez mais conectada, demandando o avanço concomitante da Saúde Digital brasileira. E apontou algumas ações inovadoras da saúde que já são realidades, como, o uso da Tele Saúde e cirurgias robóticas.

O Diretor discorreu sobre as ações da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28), que vem possibilitando esta evolução da Saúde Digital e possibilitando a integração de dados na saúde. Ele apresentou os sete grandes eixos da Estratégia, que permitem a priorização e realização das metas, que são:  Governança e Liderança, Informatização dos 3 Níveis de Atenção, Suporte à melhoria da Atenção à Saúde, Usuário como Protagonista, Formação e Capacitação de Recursos Humanos, Ambiente de Interconectividade e Ecossistema de Inovação.

Merched ressaltou a importância da interoperabilidade dos dados, por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), realizando a troca de informação da saúde entre os pontos da Rede de Atenção em Saúde, seja público ou privado, possibilitando a continuidade e transição do cuidado à saúde: “Nós temos a RNDS que é a grande materialização dessa interconectividade, com objetivo de ser esse repositório de dados da saúde, possibilitando a troca de informações e o relacionamento entre o cidadão e o SUS”.

Durante sua fala, o Diretor destacou também os principais obstáculos para a efetiva integração dos dados em saúde, como, os desafios em interoperabilidade; o fortalecimento da cultura do compartilhamento de dados em saúde de forma segura dentro dos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); a disponibilização de dados de saúde aos donos da informação- o cidadão; e a necessidade da constante evolução e abastecimento da RNDS.

O Diretor mencionou ainda as ações da Transformação Digital e o uso do acesso único federal, Gov.br, que tem disponibilizado serviços públicos na palma da mão do cidadão.

Para assistir a Audiência sobre Integração de dados na Saúde clique aqui.