Ministério da Saúde

DATASUS

Entendendo a Arquitetura:

publicado: 04/11/2019 19h28,
última modificação: 06/11/2019 12h01

A figura acima traz um pouco da complexidade inerente à magnitude deste projeto. A coluna da esquerda (em azul claro) congrega os consumidores e geradores de informação, colocando em destaque em preto o portal de informações que integra os dados oriundos dos atendimentos de saúde. Esse Portal viabiliza que estas informações sejam disponibilizadas em plataforma única que incorporará também as informações atualmente disponíveis nos sistemas já utilizados conforme o perfil de atuação: o cidadão, profissionais de saúde e gestores.

Na coluna da direita estão agrupadas as principais bases de dados da área da saúde, além das bases federais (Receita Federal; Gov.br) que também serão consideradas na arquitetura da RNDS, uma vez que existe a proposta de unificar o identificador do cidadão na figura do Cadastro de Pessoa Física. Esta proposta será implantada de forma gradual assegurando que as parcelas da população que não são identificadas ainda pelo CPF não sofram prejuízos na adoção da nova conduta.

Ao centro, podemos identificar os Serviços Informacionais e os Tecnológicos que são os componentes que serão os responsáveis propriamente ditos pelo câmbio das informações, interligando as bases de dados aos fornecedores e consumidores.

Observa-se, nas cores laranja e mostarda, entre os Serviços Informacionais, um conjunto de informações clínicas e cadastrais já disponíveis para serem trocadas entre os estabelecimentos de Saúde. Neste mesmo bloco, as informações em azul são os serviços planejados que objetivamos contemplar ao longo da evolução da RNDS.

Já entre os serviços tecnológicos, obedecendo o mesmo padrão, temos, além dos serviços já disponíveis e aqueles planejados, um conjunto de sistemas que garantirão a segurança necessária para possibilitar a desejada troca de dados, sem que se fira o princípio do sigilo das informações, uma vez que se tratam de dados sensíveis. Por fim, de forma simplificada podemos fazer uma analogia desta arquitetura ao um quebra-cabeças que integra as características da RNDS. Ressalta-se que tal qual um quebra-cabeças, cada característica representa uma peça fundamental para o sucesso da arquitetura do projeto: