Ministério da Saúde

DATASUS

Sobre a estratégia

publicado: 30/10/2019 10h01,
última modificação: 30/10/2019 14h20

O Ministério da Saúde vem concentrando esforços para implantar a Estratégia de incorporação da Saúde Digital (anteriormente nominada e-Saúde) como uma dimensão fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, de forma precisa e segura, a ação visa à melhoria constante da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde.

Em todo o mundo, o uso da Saúde Digital tem constantemente mudado a forma de organização e disponibilização dos serviços de saúde. Iniciativas como o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o Registro Eletrônico de Saúde (RES) são exemplos deste cenário.

Neste contexto, é que o Ministério da Saúde (MS) institui a estratégia de saúde digital no Brasil: uma iniciativa formada a partir de experiências historicamente acumuladas por um conjunto de atores (gestores, especialistas, pesquisadores, representantes de entidades e de conselhos de classe) envolvidos no desenvolvimento de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) em saúde.

Aprovado pela Resolução CIT nº 19, de 22 de junho de 2017, da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o documento da estratégia, que se alinha às diretrizes e princípios do SUS e à política brasileira de governo eletrônico, propõe uma visão de Saúde Digital e descreve mecanismos contributivos para sua incorporação ao SUS.

Com o objetivo de aumentar a qualidade e ampliar o acesso à atenção, a implementação desta estratégia se traduz em projetos e ações elaborados por meio de um resgate histórico de conceitos e experiências estruturados nacional e internacionalmente, que intencionam agilizar o atendimento e melhorar o fluxo de informações para apoio à decisão em Saúde.

Assim, conforme expressa o documento da estratégia, a Visão de estratégia da Saúde Digital para o Brasil é sintetizada da seguinte forma:

Até 2020, a Estratégia da Saúde Digital estará incorporada ao SUS como uma dimensão fundamental, sendo reconhecida como estratégia de melhoria consistente dos serviços de Saúde por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, precisa e segura que agilize e melhore a qualidade da atenção e dos processos de Saúde, nas três esferas de governo e no setor privado, beneficiando pacientes, cidadãos, profissionais, gestores e organizações de saúde.