Ministério da Saúde

DATASUS

Papéis e responsabilidades

Representa os interesses do negício. Deve ter conhecimento suficiente para decidir sobre os aspectos negociais e apoiar o dono do produto técnico e o time do projeto. 

Representa os interesses dos técnicos para atender as necessidades do negócio. Deve ter conhecimento suficiente para decidir sobre os aspectos técnicos, sempre alinhando com o dono do produto negocial. Serve de intermediário entre o negócio e o time de projeto.

Responsável por auxiliar os projetos de desenvolvimento de software quanto a mensuração do tamanho funcional do projeto. Ele é responsável por definir o tipo de contagem e aplicar as técnicas de contagem. 

Responsável por estabelecer a estrutura geral de casa visão de arquitetura: a decomposição da visão, o agrupamento dos elementos e as interfaces entre esses principais agrupamentos. Portanto, comparado aos outros papéis, a visão do arquiteto de software é ampla e não detalhada. 

Responsável por desenvolver e testar componentes de acordo com os padrões adotados para o projeto, para fins de integração com subsistemas maiores. Quando é necessário criar componentes de teste, como drivers ou stubs, para possibilitar a realização dos testes, o desenvolvedor também é responsável por desenvolver e testar esses componentes e os subsistemas correspondentes. 

Responsável por definir a abordagem de teste e assegurar sua correta implementação a fim de encontrar defeitos no software. Isso inclui identificar as técnicas, ferramentas e diretrizes apropriadas para implementar os testes de software para validar a entrega do produto de software a cada iteração.

Responsável por identificar os problemas e necessidades do cliente referente ao sistema em desenvolvimento ou em manutenção, propondo uma solução sistemática e detalhamento de todos os requisitos do sistema (Funcionais, não funcionais e Restrições do projeto). Conduz o levantamento das informações necessárias para análise e validação do sistema junto ao cliente e a equipe técnica de desenvolvimento do projeto.

Profissional experiente no processo ágil que zela pela sua correta execução e ajuda a equipe na resolução de possíveis impedimentos. Dissemina as práticas do processo.

 Conhecimentos e habilidades:

  • Conhecimento do processo e das práticas de desenvolvimento ágil;
  • Capacidade de disseminação de conhecimento;
  • Compreensão do processo de mudanças;
  • Trabalho em equipe.

Time do projeto que atua na etapa de Execução da Release.

Composto pelos Recursos:

  • Scrum Master;
  • Analista de Negócio;
  • Arquiteto de Software;
  • Desenvolvedor;
  • Analista de QA.

Núcleo de Métricas da Contratada responsável pela estimativa funcional dos requisitos registrados no Backlog do Produto

Núcleo de Métricas do DATASUS responsável pela contagem funcional dos requisitos registrados no Backlog do Produto e nas especificações técnicas.