Este documento propõe uma Metodologia de Administração de Dados (MAD) contendo a regulamentação e descrição que estabelece padrões e procedimentos a serem adotados quando necessária a realização de tarefas relativas à área de Administração de Dados, considerando o contexto da Governança de Dados.
O objetivo é que ocorra uma evolução contínua deste modelo de acordo com as necessidades observadas. Nesta fase será descrito o padrão de nomenclatura para objetos de banco de dados e o principal processo da Administração de Dados: a modelagem de dados, por ser este um processo imprescindível para a gestão do modelo corporativo da instituição e seus indicadores. Além disso, também é feita uma introdução sobre o processo de Privacidade de Dados; Tratamento de Dados, mais precisamente de anonimização de Dados e Criação de Usuários.
Padrão de Nomenclatura; Guia Rápido de Modelagem de Dados; Cartilha de Administração de Dados; Ata de reunião; Check List pra o repasse de requisitos e documentação do projeto; Formulário com informações de ferramentas técnicas; Lista de participantes; Ata da reunião; Mapa de migração de dados; Informações iniciais do projeto para preparação da administração de dados; Termo de aceite pela equipe de desenvolvimento do modelo de dados.
Documento de visão de sistema; Especificação de caso de uso; Documento de regras; Lista de mensagem; Notas de release.
Visão de sistemas; Especificação de caso de uso; Lista de mensagem; Regras de negócio; Código fonte; Evidência de teste; Manual do usuário; Notas de Release; Plano de importação.
Ata de reunião; Guia ata; Contagem detalhada; Contagem estimada; Controle de brancher e baselines; Lista de participantes; Nota técnica; Plano de gerenciamento de configuração; Termo de recebimento definitivo; Termo de recebimento provisório.
Matriz produtos da MDS; Matriz subtipo manutenção.