Ministério da Saúde

DATASUS

Conceituação

Necessidade Negocial: são ações de interesse das áreas finalísticas do Ministério da Saúde, com foco na garantia, melhoria, modernização e/ou aperfeiçoamento do atendimento às necessidades do cidadão nos diversos eixos da assistência em saúde, desde que, com vínculo aos objetivos estratégicos do MS e demais instrumentos de planejamento, a saber: PNIIS/21; ESD28/21; PEI-MS/21; EGD/20; LGPD; e PDTIC/213.7

Demanda: é a formalização de uma necessidade negocial que precisa ser tratada e entendida devendo ser posicionada em uma das seguintes classificações:

Nova: Demanda nova para atender uma necessidade específica e que não tem produto ou serviço no Ministério da Saúde que já tenha tal funcionalidade, então deve seguir todo o processo de desenvolvimento de Proposta de Projeto.

Evolutiva: Demanda para implementação de mudanças em requisitos funcionais do sistema de informação já concluídos que implicam inclusão, alteração e/ou exclusão de funcionalidade.

Corretiva: Demanda para correção de defeitos identificados nos sistemas de informação em produção, abrangendo comportamentos inadequados que causem problemas de uso ou funcionamento e quaisquer desvios em relação a requisitos aprovados pelo gestor da aplicação.

Adaptativa: Demanda para resposta a modificações no ambiente externo, visando a adequação do software ao contexto no qual ele deve operar. Mudanças no hardware ou a necessidade de instalação de uma nova versão de um sistema operacional, por exemplo, podem requerer este tipo de manutenção.

Integração: Demanda realizada para atender a necessidade de criação de conexão entre sistemas, bases de dados gerando integração e unicidade das informações trocadas.

Internalização: Demanda realizada para absorção de sistemas/aplicativos desenvolvidos fora do ambiente do DATASUS. Há um processo específico para realização desta demanda e a continuidade do negócio no ambiente gerenciado pelo DATASUS.

Escritório de Projetos (EP): conjunto de processos, competências, ferramentas, metodologias e demais bases de conhecimento que organizadas em uma coordenação (COGP) dentro da Coordenação-Geral de Governança e Gestão de Projetos em TIC, mantém equipe dedicada à análise, gerenciamento de demandas por projetos de TIC prioritários para o MS orientada à prestação de apoio às unidades finalísticas demandantes e unidades de TIC. 

Iniciativa: é uma solicitação de atendimento para atuação das funções de TIC formalizada pela área de negócio;

Programa: é definido como um grupo de Projetos, Subprogramas e Atividades de programa relacionados, gerenciados de modo coordenado visando à obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente;

Portfólio: é a consolidação dos projetos com o intuito de gerenciar melhor os recursos compartilhados, identificar eventuais sobreposições ou ações complementares e sinérgicas entre um projeto e outro e assim, obter melhores resultados;

Projeto: é um esforço temporário e sistematizado, para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos;

Operação: são ações encadeadas, repetitivas e constantes, eventualmente pontuais, que precisam ser realizadas para atender à uma necessidade negocial. Compreende assim, um conjunto de processos em execução para gerar resultados pré-definidos;

Sustentação: é a manutenção de uma solução de TIC existente, pode ser para correções de erros no funcionamento de funcionalidades existentes;

Projeto com Acompanhamento Padrão: é aquele que deve seguir um processo com acompanhamento e transparência do andamento mais completo, com maior rastreabilidade de suas ações e eventuais mudanças, sendo periodicamente controlado pela alta administração, em periodicidade menor, devido ao parâmetro e criticidade conforme definição da MPPDS – Metodologia de Priorização de Projetos Digitais em Saúde. O acompanhamento Padrão é obrigatório para projetos priorizados pelos Comitês CETIC-CIINFO por ter visibilidade e critérios diferenciados.

Projeto com Acompanhamento Simplificado: é aquele que o acompanhamento feito pela alta administração pode ser menos crítico. Ou seja, o Gerente do Projeto tem mais autonomia e deve seguir um processo de trabalho com atividades de acompanhamento mais simplificadas, com controles em períodos maiores a depender do prazo total de execução. O projeto com acompanhamento simplificado se mantém com as práticas de monitoramento e controle de sua execução, porém, com maior flexibilidade para cumprir objetivos de menores custos e prazos.