Ministério da Saúde

DATASUS

Ministério da Saúde faz chamamento público para adesão a comunidade do AGHU

publicado: 06/03/2024 11h40,
última modificação: 06/03/2024 12h33

Hospitais e serviços especializados do SUS já podem aderir à comunidade da ferramenta desenvolvida pela Ebserh e adotada em 41 hospitais universitários do país

1ª Reunião CIT 2024 - AGHUx

Com o objetivo de otimizar os processos assistenciais e administrativos da gestão hospitalar, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, lançou o edital de chamamento público para a participação da comunidade do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), um sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico para uso gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema já funciona há dez anos e é utilizado em toda a rede de 41 Hospitais Universitários Federais da Ebserh, fornecendo acesso a informações para tomadas de decisão, além de possibilitar aos pacientes, celeridades no atendimento.

O chamamento público visa credenciar as instituições de saúde interessadas em usar a ferramenta foi bem avaliada pelos técnicos do Ministério da Saúde. O sistema é dividido em módulos como internação, registro do atendimento ambulatorial, estoque com rastreabilidade, exames, cirurgias, prontuário eletrônico, farmácia, dentre outros.

O novo edital para adesão à comunidade AGHU abre as portas para adesão de outras unidades de saúde e traz uma oportunidade de digitalizar e otimizar a gestão hospitalar. Há dois perfis de adesão disponíveis, cada um com requisitos e benefícios específicos. Veja o passo a passo para a adesão conforme anunciado no edital disponível para consulta em https://www.gov.br/ebserh/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/chamamentos-publicos.

Membro Utilizador

Ideal para: Instituições que desejam utilizar o sistema AGHU para melhorar a administração hospitalar.

Passo a Passo:

  1. Acesse: Inicie o processo de adesão visitando https://comunidade-aghu.ebserh.gov.br/login.
  2. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da instituição e do responsável pela adesão.
  3. Documentação: Anexe a documentação exigida, que inclui a comprovação da existência de um departamento ou setor de Tecnologia da Informação (TI) e da infraestrutura mínima de TI necessária.
  4. Submissão: Envie o formulário e aguarde o processo de avaliação.

Membro Gestor

Ideal para: Instituições que desejam não apenas utilizar o AGHU, mas também contribuir com o desenvolvimento e suporte do sistema.

Passo a Passo:

  1. Acesso ao Portal: Visite https://comunidade-aghu.ebserh.gov.br/login para começar.
  2. Preenchimento do Formulário: Forneça todas as informações solicitadas sobre a instituição e o representante.
  3. Envio de Documentos: Anexe a documentação que comprove os requisitos para o perfil de Membro Gestor, incluindo a equipe mínima de coordenação técnica e desenvolvimento e suporte ao AGHU.
  4. Finalização: Após preencher todos os campos e anexar os documentos necessários, finalize a inscrição e aguarde a avaliação.

O Edital para uso do AGHU foi apresentado na 1ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite de 2024 (CIT), no dia 01 de fevereiro.