Ministério da Saúde

DATASUS

Oficina Técnica da RNDS e Conecte SUS é realizada no Estado de Minas Gerais

publicado: 26/10/2023 11h51,
última modificação: 26/10/2023 12h06

A agenda é mais uma ação em prol da Transformação Digital do SUS

Nos dias 16 e 17 de outubro, a Secretaria de Informação e Saúde Digital do SUS (Seidigi/MS), por meio da equipe da Coordenação-Geral de Inovação e Informática em Saúde do Departamento de Informação e Informática do SUS (CGIIS/DATASUS/SEIDIGI), se reuniu com representantes de municípios do estado de Minas Gerais para dialogar sobre o processo de integração e valor de uso da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e da Plataforma Conecte SUS.

Este encontro, realizado nas instalações do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), é parte de uma série de atividades promovidas pela Seidigi, com objetivo de estreitar laços e fortalecer o compromisso com estados e municípios, proporcionando apoio às ações de Transformação Digital do SUS. Como ressaltou o Presidente do Cosems/MG, Edivaldo Farias da Silva Filho: “Há muito tempo não sentíamos o Ministério da Saúde tão próximos do estado e municípios. Esta aproximação traz credibilidade e confiança para todos nós”.

No evento, que contou com a participação de gestores, profissionais de saúde, representantes de instituições acadêmicas e hospitalares, houve a realização de palestras abordando os temas sobre a Transformação Digital no SUS, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataformas Conecte SUS, bem como a realização de um painel para discutir o cenário de informatização do estado. Além disso, foram fornecidas orientações sobre a integração e acesso as plataformas do Conecte SUS.

No dia 17, a equipe do Datasus, acompanhada do presidente do COSEMS – MS, Edivaldo Farias da Silva Filho e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, visitaram o município de Santa Luzia. Na oportunidade, foi realizada a integração in loco das Unidades Básicas de Saúde à RNDS para a disponibilização do Conecte SUS Profissional. Durante o repasse para os profissionais das equipes da atenção primária em saúde, foram destacados a apresentação dos dados de Registro de Atendimentos Clínicos (RAC), os quais foram disponibilizados na plataforma Conecte SUS no dia anterior (16/10).

A agenda pode ser revista através do canal do COSEMS – MG. Clique aqui e confira. 

CGIIS/DATASUS/SEIDIGI/MS