O AD é o responsável por manter a qualidade e a atualização dos modelos de dados corporativos, bem como manter uma documentação dos modelos e disponibilizá-los para entendimento de todos, garantindo a integridade entre os modelos de dados e mantendo-os aderentes às regras de negócio definidas pelo Ministério da Saúde, independentemente da tecnologia e da plataforma a ser utilizada, visando o aperfeiçoamento dos processos de gestão por meio do uso da informação.
Compete a ele gerenciar o repositório dos modelos de dados e metadados corporativo do Ministério da Saúde (MS), documentando os dados, eliminando redundância e garantindo a segurança e qualidade dos dados. Para isso, é necessário realizar a manutenção dos dados (pelo gestor da informação) de forma que os bancos possam ser atualizados, possibilitando confiança e precisão nas informações estratégicas.
Assim como, promover sua conceituação, padronização, segurança, integridade, compartilhamento e qualidade, visando o aperfeiçoamento dos processos de gestão por meio do uso da informação.
Principais atividades de um AD
O DBA é o responsável por administrar os bancos de dados, são responsáveis por administrar uma variedade de sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), que incluem Oracle, PostgreSQL, MySQL, SQL Server, Aurora, Redshift, Greenplum e MongoDB.
Além disso, também prepara a infraestrutura necessária para o banco de dados ser disponibilizado, providencia a otimização de um da base de dados, garanti o funcionamento, segurança, integridade e escalabilidade por meio de atualizações, monitoramento e aprimoramento do sistema.
Principais atividades de um DBA
O Engenheiro de Dados é o responsável por criar mecanismos para buscar dados brutos e transformá-los em insights estratégicos para melhorar os processos internos e as tomadas de decisões.
Principais atividades do Engenheiro de Dados