Ministério da Saúde

DATASUS

Processos

A finalidade de construir modelos de dados, é entender e registrar formalmente os dados de uma realidade de negócio da instituição, especificando-os em um artefato denominado Modelo de Dados. Consiste na prática de levantar, analisar, categorizar, interligar e explorar todos os dados e tipos de informações que irão sustentar uma aplicação. Para isso, devem-se traduzir os requisitos de informações em entidades negociais com seus atributos e relacionamentos entre estas, incluindo as respectivas regras de gestão, associados aos processos de decisão e operações institucionais. Com isso obtemos modelos de dados.

  • Em conformidade com os padrões definidos;
  • Com qualidade e documentados, de acordo com boas práticas de mercado;
  • Com reutilização de objetos de banco de dados;
  • Normalização, quando viável.

8.1 O processo de modelagem de dados

Aumenta a consistência da nomenclatura, regras, semânticas, padronização, segurança e ao mesmo tempo, otimiza a análise de dados.

Esse processo consiste na criação de estruturas no sistema de armazenamento, quer seja físico ou nuvem, para possibilitar a associação e o resgate de informações em um determinado padrão e momento.

8.2 Detalhamento do processo de Modelagem de Dados

Para os processos de modelagem é importante definir que há dois níveis de análise, a técnica e a negocial, porém a equipe de banco de dados atua somente na análise técnica:

Análise Técnica: Analisar se os modelos de dados (Logico e físico) estão aderentes às regras da MAD, bem como validar se as tabelas, colunas e seus relacionamentos (para garantir a integridade dos dados) estão de acordo com a documentação e SGBD onde os objetos serão criados.

Os documentos necessários ou equivalentes são:

  • Modelo de dados ou script de DDL;
  • Documentação de metadados negociais (e relacionamento com metadados técnicos)
Modelagem de dados

8.3 Análise do Modelo de Dados

A equipe de Banco de Dados realiza a análise de modelo de dados elaborado pela equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Análise de Modelo de Dados