Ministério da Saúde

DATASUS

Programas Saúde Digital

Programas e Projetos

A estratégia de saúde digital brasileira é bastante abrangente e integra políticas, programas e ações de saúde; serviços e sistemas de informação e comunicação; mecanismos de financiamento; infraestrutura; governança; tecnologias; e recursos humanos, conforme demonstra a figura da arquitetura da estratégia de e-Saúde do Brasil.

Para isto, diversos serviços, sistemas, programas e ações estão sendo desenvolvidos, integrados e monitorados pelo Comitê Gestor da Estratégia. Conheça os principais:

SERVIÇOS, SISTEMAS, PROGRAMAS E PROJETOS

COORDENAÇÃO

DESCRIÇÃO

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)

DRAC/SAS/MS

Documento público e sistema de informação oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente da natureza jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS). Oferta informações sobre a disponibilidade de serviços nos territórios, formas de acesso e funcionamento.

Cartão Nacional de Saúde (CNS)

DATASUS/SE/MS

Documento de identificação do usuário do SUS.

Centro Nacional de Terminologias em Saúde (CENTERMS)

DEMAS/SE/MS

Referência nacional na gestão, manutenção e distribuição de modelos de informação, terminologias e padrões de interoperabilidade em saúde.

Conjunto Mínimo de Dados (CMD)

DRAC/SAS/MS

Documento público que coleta os dados de todos os estabelecimentos de saúde do país em cada contato assistencial. Compõe as estatísticas nacionais de saúde, permitindo conhecer o perfil demográfico, de morbidade e mortalidade da população brasileira atendida nos serviços de saúde.

digiSUS Gestor

DEMAS/SE/MS

Plataforma digital de disseminação de informação em saúde para gestores federais, estaduais e municipais.

Estratégia e-SUS Atenção Básica

DAB/SAS/MS

Reestruturação das informações da Atenção Básica, ligada ao processo de informatização qualificada em busca de um SUS eletrônico.

Meu digiSUS

DATASUS/SE/MS

Plataforma móvel (App) de serviços digitais que dá ao cidadão acesso às principais informações de saúde. Disponível para dispositivos Apple (App Store) e Android (Google Play).

Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação de e-Saúde para o Brasil

DEMAS/SE/MS

Apoio à elaboração e execução de um plano de ação, monitoramento e avaliação de e-Saúde para o Brasil.

Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS)

Comitê Gestor do PIUBS

Implantação de Prontuário Eletrônico em todas UBS. Instituído pela Portaria

Repositório Nacional de Terminologias em Saúde (RTS)

DRAC/SAS/MS

Ambiente virtual para gerenciar e divulgar os recursos semânticos e modelos de informação padronizados a serem utilizados na saúde. Reúne, em sua estrutura, classificações, nomenclaturas, terminologias, modelos de informação e definições comuns a serem utilizados no sistema de saúde.