Ministério da Saúde

DATASUS

Saúde Digital

 

A Organização Mundial da Saúde define – em seu Pacote de Ferramentas da Estratégia Nacional de e-Saúde –  a eSaúde, ou Saúde Digital, como “e-Saúde é a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação à Saúde (WHO, 2006). No seu sentido mais amplo, a e-Saúde tem como objetivo aumentar a qualidade e ampliar o acesso à atenção à saúde através do uso das Tecnologias de Informação, incluindo os saberes e práticas inerentes a esta área do conhecimento que contribuam para agilizar o fluxo assistencial, qualificar as equipes de saúde e tornar mais eficaz e eficiente o fluxo de informações para apoio à decisão em Saúde, em sua complexidade que envolve tanto a decisão clínica, de vigilâncias em saúde, de regulação e promoção da saúde quanto de gestão. A Tecnologia de Informação e Comunicação oferece conhecimento e mecanismos importantes, capazes de contribuir para que se atinjam os objetivos de saúde, para que se demonstrem os resultados obtidos e, ainda, que se estimem os custos a eles associados (WHO, 2012)”.

Segundo o Pacote de Ferramentas da Estratégia Nacional de e-Saúde, “em um mundo cada vez mais digital, impelido pelos avanços tecnológicos, investimento economico e mudanças sociais e culturais, existe um crescente reconhecimento de que, inevitavelmente, o setor da saúde deve integrar as TIC no seu modo de fazer negócios. Tal aplica-se, quer o objetivo seja o de chegar a todos os cidadãos com cuidados seguros, equitativos e de alta qualidade, quer seja o de cumprir obrigações de investigação, relato e ação humanitária na área da saúde pública”.


Experiência internacional

A Saúde Digital vem mudando a maneira de se organizar e ofertar serviços de saúde em todo o mundo. Há exemplos de países como Suécia, Canadá, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Escócia e Dinamarca que há anos e, de maneira estruturada, investem em modelos organizacionais, serviços e sistemas, infraestrutura e recursos humanos  para viabilizar instrumentos eficientes, eficazes e efetivos que possibilitem a ampliação do alcance e o aumento da qualidade das variadas particularidades da atenção em saúde e da continuidade do cuidado.

Citando um trecho do documento Estratégia eSaúde para o Brasil, pode-se apontar que “Em 2013, a Assembleia Geral da OMS aprovou uma resolução para que os países definam estratégias para a e-Saúde com base nos padrões de interoperabilidade (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2013). Os avanços mais significativos e consolidados estão associados a modelos robustos de governança e gestão das iniciativas de e-Saúde em países com modelos de cobertura semelhantes ao SUS, como é o caso do Canadá (CANADA HEALTH INFOWAY, 2016), da Austrália (AUSTRÁLIA, 2011) e do Reino Unido (SCOTLAND, 2011 e ENGLAND, 2011)”.