Ministério da Saúde

DATASUS

Seidigi compartilha visões estratégicas para Saúde Digital no 37º Congresso do Conasems

publicado: 29/08/2023 17h04,
última modificação: 29/08/2023 17h26

Debate reforçou a importância da conectividade, integração de dados e telessaúde para a Transformação Digital do SUS

No terceiro dia do XXXVII Congresso Conasems, dia 18/07, a Secretaria de Informação e Informática do SUS (SEIDIGI/MS), por meio do Departamento de Informação e Informática do SUS (Datasus), participou da segunda Mesa Satélite, com discussões estruturantes sobre Saúde Digital, abordando o tema “Visão Estratégica de Saúde Digital para Telessaúde e intersetorialidade”. O debate entre os gestores e os profissionais da saúde evidenciou a importância da Transformação Digital do SUS, como caminho para solucionar muitas dificuldades da ponta, porém com grandes desafios que podem ser mitigados por meio da parceria.

O Diretor do Datasus, José Eduardo Bueno de Oliveira, representou a Seidigi no debate, juntamente com os demais convidados, Chao Lung Wen (Presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde – ABTMS), David de Oliveira Penha (Diretor Substituto do Departamento de Investimento e Inovação do Ministério das Comunicações), e Antônio Carlos Endrigo (Diretor de Tecnologia da Informação da Associação Paulista de Medicina-APM). A mesa foi coordenada pela 1ª Vice-Presidente Regional da Região Sul e Secretária Municipal de Saúde de Pelotas/RS, Roberta Paganini Lauria Ribeiro, e mediada pela Consultora do CONASEMS, Marizélia Leão Moreira.

Com a primeira fala da mesa, Bueno apresentou a mais recente Secretaria do Ministério da Saúde, ressaltando suas competências e diretrizes para conduzir a Saúde Digital do Brasil. O diretor citou ainda os três departamentos que as compõem (Desd, Demas e Datasus) e suas atribuições para a evolução da Transformação Digital do SUS. A participação da Seidigi foi norteadora para exposição das atividades que já foram e que estão sendo realizadas na pasta da saúde, em prol do avanço da Saúde Digital e suas vertentes, como proposto no tema a Telessaúde e intersetorialidade. Além das recentes conquistas que demonstram a inovação e desenvolvimento para atender o tripé da saúde: cidadãos, profissionais e gestores, retomando a Transformação Digital com parceria, alinhamento e junto dos estados e municípios.

Dentre os trabalhos que já estão sendo executados na Seidigi, foi citada a recém conquista do Registro de Atendimento Clínico (RAC) na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS); a entrada dos dados do SISREG na RNDS ainda este mês de julho/23 e a modernização do sistema para o e-SUS Regulação; as melhorias e implementações do Programa Conecte SUS; o projeto de Conectividade das UBS em parceria com o Ministério das Comunicações e o Ministério da Educação; o trabalho de Modernização dos Tabuladores Tabwin e Tabnet; a reativação de iniciativas de disseminação como a Rede Interagencial de Informações de Saúde (RIPSA) e a Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE); e o mais recente acordo assinado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para implementação do Prontuário Eletrônico Hospitalar, por meio do sistema AGHUX e a RNDS; entre outros trabalhos.

 

O diretor, Bueno, destacou que a Saúde Digital, apesar de estar avançando, tem ainda muitos desafios a serem vencidos, como proporcionar a conectividade, a interoperabilidade e a disseminação de informações de qualidade, e que esses desafios podem ser mitigados por meio de parcerias. Como ressaltou durante sua fala: “Nós estamos avançando, mas temos muito o que fazer para dar continuidade nos processos de conectividade e precisamos que mais parceiros se juntem a nós, em benefício do cidadão”. Bueno citou ainda o novo Programa SUS DIGITAL BR, que será lançado pela Secretária Ana Estela Haddad, contemplando avanços em infraestrutura de conectividade, modelo de interoperabilidade e governança de dados em saúde para a RNDS, indicadores de saúde, laboratório de Inovação, diretrizes para Telessaúde, plano de gestão de dados e adequação à LGPD, articulação multissetorial, e outras iniciativas que visam alavancar a Transformação Digital do SUS.

 

A mesa de discussão dispôs ainda do enriquecimento por meio das visões estratégicas dos demais participantes, que se complementaram a partir de importantes apontamentos, como o do Diretor Substituto do MC, David Penha, sobre a parceria multissetorial para sinergia do Projeto de Conectividade do MEC com o MS. As provocações inovadoras do Professor e Presidente da ABTMS, Chao Wen, acerca da Telessaúde e Telemedicina, os novos conceitos e a importância da educação médica e a formação em saúde. E por fim as considerações do Diretor de Tecnologia da Informação da APM, Antônio Endrigo, citando arcabouços jurídicos da Transformação Digital e os desafios e fragmentações de integração dos setores público e privado.

Durante o Congresso, o Datasus/Seidigi contribuiu também com palestras técnicas, no miniauditório do MS, abordando os temas: Plataformas Conecte SUS – Conecte SUS Cidadão, Profissional e Gestor; Prescrição Eletrônica e OBM; e Projeto de Integração da RNDS com Estados e Municípios. As apresentações foram organizadas pela equipe da Coordenação-Geral de Inovação e Informática  em Saúde (CGIIS/DATASUS/SEIDIGI), proporcionando conhecimento acerca das inovações em saúde em prol do fortalecimento da Saúde Digital nos municípios. Por fim, o Departamento participou da Mesa Satélite 3, que aconteceu no dia 19 de julho, com tema: “Dados do SUS: viabilizando a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e a Telessaúde, com o efetivo engajamento do cidadão em seu tratamento”, a mesa contou com a palestra da Coordenadora-Geral da CGIIS, Paula Xavier, e do Coordenador de Padrões de Informática em Saúde(COPIS/CGIIS/DATASUS/SEIDIGI), Robson Matos, que expuseram as inovações da RNDS e o desenvolvimento de projetos estruturantes para Transformação Digital do SUS.