Ministério da Saúde

DATASUS

SEIDIGI realiza 1º Simpósio Internacional de Transformação Digital no SUS

publicado: 02/10/2023 09h21,
última modificação: 02/10/2023 09h34

O evento reúne mais de 50 painelistas, entre gestores, pesquisadores e especialistas em saúde digital, promovendo a troca de experiências exitosas entre municípios, estados, instituições de ensino, pesquisa e organizações. 

Nos dias 2 e 3 de outubro, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e o Conselho Nacional de Saúde, realiza o 1º Simpósio Internacional de Transformação Digital no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento acontece no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e reúne mais de 4.500 inscritos (presencial e virtualmente) entre gestores públicos da área, pesquisadores e profissionais do setor.

O evento é um importante passo na articulação dos atores da Saúde Digital no SUS, como destacou a Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI/MS), Ana Estela Haddad: “A saúde digital desempenha um papel cada vez mais estruturante nos sistemas de saúde em âmbito global. No SUS temos avançado muito na adoção do prontuário eletrônico, nas aplicações da telessaúde, no estabelecimento da arquitetura de interoperabilidade da RNDS para garantir a continuidade do cuidado e o acesso do cidadão ao seu prontuário e seus dados clínicos por meio do Conecte SUS”.

O Simpósio terá seis painéis de debate que discutem temas como: a transformação digital dos sistemas de saúde, experiências integradas em telessaúde, ciência de dados e inteligência artificial, e, ainda, modelos de arquitetura de interoperabilidade, como o da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o complexo industrial da saúde, gestão e proteção de dados pessoais.

Além das conferências no auditório, haverá a exposição de iniciativas envolvendo o uso de tecnologias digitais no SUS, apresentação de projetos inovadores de parceiros e uma mostra de experiências exitosas, em painel eletrônico e vídeo, enviadas por municípios e estados. No total, a Comissão Científica do Evento recebeu 245 experiências, que dão início a uma rede inclusiva e colaborativa de projetos de transformação digital em desenvolvimento no SUS.

Os três departamentos da SEIDIGI (Departamento de Saúde Digital e Inovação – DESD, Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas – DEMAS, e o Departamento de Informação e Informática em Saúde – DATASUS), também estão na programação com ações que estão sendo realizadas em prol da Transformação Digital do SUS, entre elas, exames de retinografia, com retinógrafo portátil; apresentações de Telessaúde e UTI Conectada; nova versão do Painel Vacinômetro; oficina de Interoperabilidade e Uso de dados administrativos para pesquisa populacional; pesquisa de Percepção da RNDS e do Programa Conecte SUS; entre outras experiências.

O evento, coordenado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital do MS, conta com o apoio do CONASS, do CONASEMS, do CNS, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms).

O evento será transmitido ao vivo, pelo canal do DATASUS no Youtube, confira: