Ministério da Saúde

DATASUS

Versão do Certificado de Vacina Covid-19 no padrão europeu é destaque no Boletim do Conecte SUS nº 29

publicado: 16/11/2022 10h16,
última modificação: 16/11/2022 10h20

A edição também aborda a participação do MS no evento internacional sobre Telemedicina e Saúde Digital, além de informações sobre o Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital  

Conheça a nova versão do Certificado de Vacina Covid-19 com equivalência ao da União Europeia no Boletim do Programa Conecte SUS (BCS) – volume 29. Com o documento no padrão europeu, será mais fácil para o cidadão comprovar a vacinação aos países da UE que exigem o requisito sanitário para entrada no território. A medida visa ampliar o direito de circulação dos brasileiros nos 27 países do bloco econômico e nos países conectados a ele.  

A edição também aborda a participação do Ministério da Saúde no Global Summit Telemedicine & Digital Health 2022, um evento que promoveu conteúdos exclusivos acerca da telemedicina e Saúde Digital. O boletim ainda trata sobre a instituição do Modelo de Informação (MI) Sumário de Alta (SA) por meio da Portaria SAES/MS nº 701/2022, em que se estabelece o consenso nacional sobre os dados indispensáveis à continuidade do cuidado no pós-alta do indivíduo. 

Em entrevista ao boletim, Vinicius Nunes Azevedo, membro titular do Comitê Gestor de Saúde Digital, representando a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES/MS), falou sobre os desafios e perspectivas acerca da Saúde Digital na gestão do trabalho e da educação na saúde. 

No volume ainda contém curiosidades sobre a Prioridade 2 da ESD28 “Informatização dos três níveis de atenção” e a sua importância no desenvolvimento da transformação digital no Brasil. Além disso, encontram-se informações sobre o Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital (PSP-SD), um curso voltado para atualizar os conhecimentos acerca da Saúde Digital e desenvolver competências para os profissionais de saúde atuarem no cenário digital, com inscrições abertas até 20 de dezembro de 2022. 

Os Boletins do Programa Conecte SUS fazem parte dos instrumentos de Monitoramento & Avaliação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28), sob a gestão da Coordenação-Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS/DATASUS/SE/MS), com apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). 

Clique aqui e saiba mais sobre M&A da ESD28.