Ministério da Saúde

DATASUS

A Coordenação de Segurança da Informação (COSEGI) do Ministério da Saúde  visa coordenar a aplicabilidade da Política de Segurança da Informação e Comunicações (POSIC) e  instituir critérios de disponibilidade, integridade confidencialidade, autenticidade (DICA) das informações apoiado nos normativos legais e recomendações emanadas pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSI/PR.

DIA A DIA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Utilização adequada dos recursos de tecnologia da informação

Todo agente público é responsável pelas informações trafegadas pelos recursos de tecnologia da Informação do MS. Use adequadamente evitando o comprometimento da DICA

Incidentes de Segurança

Qualquer ação que comprometa as propriedades das informações institucionais é caracterizada como Incidentes de Segurança da Informação e deve ser reportado para os responsáveis pelo tratamento. Os usuários do Ministério da Saúde têm um canal oficial disponível para essa comunicação: demandasdatasus.saude.gov.br.

Identificação e Autenticação

É vedado ao agente público do MS o compartilhamento de conta e outros mecanismos de autenticação, essa ação compromete a rastreabilidade das ações e acaba imputando responsabilidades por crimes cometidos por outras pessoas. Não compartilhe sua conta.

Controle de Acesso

O privilégio de acesso aos recursos de TI do MS é pessoal e intransferível, liberado pelo superior imediato do usuário. Todos os acessos a rede corporativa do MS são registrados, passíveis de monitoramento e sujeitos a rastreabilidade.

Contas e Senhas

De nada adianta uma senha forte se você a deixar anotada à vista de todos. Certifique-se de guardá-la em local seguro, memorize-a!

Códigos Maliciosos

Não convide os vírus para entrar, sempre que desconfiar do remetente do e-mail registre como incidente de segurança da informação, para a equipe responsável realizar a análise adequada. Navegue apenas em sites conhecidos e verificados. Dúvidas, a equipe COSEGI estará disponível para mais orientações. .

Ambiente de Trabalho

Na hora do lanche, procure um lugar adequado, comida e bebida são verdadeiros inimigos de equipamentos eletrônicos de trabalho. Ative sempre o descanso de tela com bloqueio de senha para evitar que pessoas tenham acesso a esse tipo de dado.