Ministério da Saúde

DATASUS

Metodologia de Desenvolvimento de Software Ágil - MDSa

Sobra MDSa

Esta Metodologia de Desenvolvimento de Software Ágil – MDSa estabelece um padrão de trabalho para os processos de Desenvolvimento de Software Ágil do DATASUS.

É uma etapa importante do Plano de Transformação Digital do DATASUS, e tem como principal propósito suportar o desenvolvimento tecnológico de Microsserviços e API´s.

A elaboração da metodologia é uma iniciativa da Coordenação Geral de Análise e Manutenção, precedida de uma grande pesquisa em diversos órgãos que já fazem uso de metodologias similares e em referências bibliográficas bem conceituadas pelo mercado.

A utilização permitirá às equipes da Coordenação Geral de Análise e Manutenção otimizar a forma de desenvolver software, alinhando os processos de trabalho às necessidades de prazos cada vez mais curtos e permitindo uma rápida adaptação a mudanças. Com isto, obtém-se a melhoria no desempenho, o que reflete em aumento da eficácia, eficiência, efetividade, produtividade e satisfação das áreas demandantes.

Estrutura geral

A MDSa está baseada metodologia SCRUM, que é um conjunto de boas práticas ágeis com foco na adaptação às constantes mudanças que ocorrem em sistemas e na entrega rápida de incrementos de sistemas que agreguem valor ao usuário. O SCRUM utiliza o processo Iterativo e Incremental, que é a sequência de passos incrementais, isto é, a execução de um ciclo de vida de um projeto de sistemas tem como resultado uma versão do sistema liberada. Ou seja, cada nova versão de sistema entregue à área requisitante poderá receber melhorias de forma incremental em relação à versão anterior. A MDS está desenhada para adotar padrões próprios, como: artefatos, formulários, modelos e instruções utilizadas ao longo do ciclo de vida dos projetos de desenvolvimento de sistemas.