Ministério da Saúde

DATASUS

Metodologia de Desenvolvimento de Serviços - MDSOA

Sobre a MDSOA

A Metodologia de Desenvolvimento SOA é uma abordagem que utiliza o conceito de serviço não apenas para atender à arquitetura SOA, mas o estende às necessidades de desenvolvimento de soluções de monitoramento das atividades do negócio (BAM), de georreferenciamento, de automação BPM e também de desenvolvimento de software tradicional.

O modelo tem uma preocupação em definir de forma clara os processos e requisitos do negócio e o escopo dos serviços a serem desenvolvidos. Ele foi elaborado para apoiar os gestores, os servidores públicos, os cliente, os profissionais de tecnologia da informação e todos os demais envolvidos, que atuam no Ministério da Saúde e no Departamento de Informática do SUS (DATASUS), na definição e no desenvolvimento de projetos e serviços por meio de orientações, critérios, políticas, normas, procedimentos e templates de documentos específicos para cada fase. A visão geral apresenta a disposição das fases e das disciplinas do projeto e a importância da realização da governança para o desenvolvimento dos serviços.

Os processos Iniciação e Monitoramento e Controle não apresentam objetos por não ser o foco do modelo. O processo Desenvolvimento de Serviços apresenta os objetos que tratam do planejamento, da execução e do encerramento de desenvolvimento de serviços. Já o processo Governança de Serviços destaca os objetos que permitirão realizar a governança dos serviços a serem desenvolvidos ou em desenvolvimento.