A Metodologia de Desenvolvimento de Software – MDS é um conjunto de boas práticas em desenvolvimento de sistemas que serão utilizadas pelas equipes de desenvolvimento e manutenção de softwares do DATASUS.
A elaboração da metodologia é uma iniciativa da Coordenação Geral de Análise e Manutenção, precedida de um estudo da evolução dos processos, artefatos e orientações existentes no Processo de Gerenciamento e Desenvolvimento de Sistemas (PGDS), nas metodologias apresentadas no mercado e disponível às equipes de desenvolvimento de sistemas do DATASUS.
A utilização permitirá às equipes da Coordenação Geral de Análise e Manutenção padronizar a forma de desenvolver software, alinhando os processos de trabalho e criando a documentação adequada. Com isto, obtém-se a melhoria na governança, o que reflete em aumento da eficácia, eficiência, efetividade, produtividade e menor dependência dos indivíduos, aumentando a retenção do conhecimento na organização.
Termos utilizados na MDS
Fases da MDS
Grupos de processos e o detalhe de cada tarefa com seu objetivo, entrada, descrição das atividades, saída, ferramenta e ator
Papéis e responsabilidades de todos os envolvidos
Documento de visão de sistema; Especificação de caso de uso; Documento de regras; Lista de mensagem; Matriz de rastreabilidade; Evidência de teste; Manual do usuário; Plano de implementação; Código fonte; Notas de release.
Documento de visão de sistema; Especificação de caso de uso; Documento de regras; Lista de mensagem; Notas de release.
Visão de sistemas; Especificação de caso de uso; Lista de mensagem; Regras de negócio; Código fonte; Evidência de teste; Manual do usuário; Notas de Release; Plano de importação.
Ata de reunião; Guia ata; Contagem detalhada; Contagem estimada; Controle de brancher e baselines; Lista de participantes; Nota técnica; Plano de gerenciamento de configuração; Termo de recebimento definitivo; Termo de recebimento provisório.
Matriz produtos da MDS; Matriz subtipo manutenção.