Ministério da Saúde

DATASUS

O DATASUS disponibiliza informações que podem servir para subsidiar  análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde.

A mensuração do estado de saúde da população é uma tradição em saúde pública. Teve seu início com o registro sistemático de dados de mortalidade e de sobrevivência (Estatísticas Vitais – Mortalidade e Nascidos Vivos). Com os avanços no controle das doenças infecciosas (informações Epidemiológicas e Morbidade) e com a melhor compreensão do conceito de saúde e de seus determinantes populacionais, a análise da situação sanitária passou a incorporar outras dimensões do estado de saúde.

Dados de morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais passaram a ser métricas utilizadas na construção de Indicadores de Saúde, que se traduzem em informação relevante para a quantificação e a avaliação das informações em saúde.

Nesta seção também são encontradas informações sobre Assistência à Saúde da população, os cadastros (Rede Assistencial),  das redes hospitalares e ambulatoriais, o cadastro dos estabelecimentos de saúde, além de informações sobre  recursos financeiros e informações Demográficas e Socioeconômicas.

Além disso, em Saúde Suplementar, são apresentados links para as páginas de informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Como parte da sua política de transparência e em consonância com a finalidade institucional de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS tem como um de seus desafios desenvolver e aperfeiçoar tecnologias de geração e divulgação de informações a fim de disponibilizá-las ao seu público-alvo. Entre estas está o ANS TabNet, que faz uso da ferramenta TabNet, desenvolvida pelo DATASUS – MS, com objetivo de possibilitar a tabulação dos dados dos diversos sistemas de informação da ANS. 

O ANS Tabnet permite a realização de diversos tipos de consultas sobre beneficiários, operadoras, planos privados de saúde, ressarcimento ao SUS e demandas do consumidor pelo acesso a diversos sistemas de informações da ANS. Estão disponíveis para consultas os dados a partir de março de 2000, em intervalos de atualização mensal ou trimestral (março, junho, setembro e dezembro).

Estas e outras informações sobre saúde suplementar estão disponíveis também em outros formatos como em Dados e Indicadores do Setor ou Dados Gerais. As mesmas tabelas acessadas no ANS TabNet podem ser baixadas para processamento local em formato dbc em Baixar bases de dados.

Sugestões para aperfeiçoamento e contato com a equipe de produção do ANS TabNet – Gerência de Padronização, Interoperabilidade e Análise de Informação (GEPIN/DIDES) – podem ser feitas pelos Canais de Atendimento