Ministério da Saúde

DATASUS

Metodologia de Gerenciamento de Projetos - MGP

A Metodologia de Gerenciamento de Projetos de TIC do Ministério da Saúde, a MGP-TIC tem por foco principal ser a referência institucional para a Gestão de Projetos no MS. É o guia técnico para gerenciamento e condução de atendimento às necessidades identificadas junto às unidades finalísticas, bem como, orienta a utilização das boas práticas de mercado para gerenciamento de projetos de modo aderente às diretrizes emitidas pelo DATASUS alinhadas aos instrumentos direcionadores do planejamento do MS traduzidos em objetivos estratégicos de TIC e demais previsões contidas no diagnóstico, nas análises e planos componentes do Plano Diretor de TIC – PDTIC.

Como guia de atuação, espera-se que a MGP induza a melhoria do desempenho dos projetos de TIC com transparência, controle e conformidade, auxiliando os gestores do MS a obterem melhor utilização dos recursos institucionais e melhores condições sucesso em suas iniciativas. Entende-se como sucesso o Projeto que seja entregue com o escopo esperado/combinado com a qualidade definida e dentro dos prazos e custos estipulados.

A metodologia em menção foi construída tendo como insumos as boas práticas de mercado de Gerenciamento de Projetos, alinhada às diretrizes específicas do Ministério da Saúde, com aderência à Metodologia de Gerenciamento de Projeto do SISP (MGP-SISP), ao Guia PMBOK® do PMI® e aos frameworks SCRUM®, COBIT® 5 e ITIL® que até o momento desta revisão foram identificados como práticas de referência, oportunas para o MS.

Download Metodologia MGP

Artefatos

Proposta de projeto; Questionário de atratividade e riscos; Relatório de pontuação do projeto; Lista de projetos priorizados; Consolidado de proposta para priorização.

TAP – Termo de abertura do projeto; TAPs – Termo de abertura do projeto simplificado.

Registro de lições aprendidas; Plano de gerenciamento de projeto e artefatos relacionados com destaque ais cronogramas; Ata de reunião; Registro de solicitações de mudança.

Plano de gerenciamento de projeto atualizado; Solicitação de mudança; EAP, Cronograma; Plano de gerenciamento de riscos; Plano de gerenciamento de comunicação; Relatório de acompanhamento do projeto;Registro de lições aprendidas do programa (LAP).

Termo de encerramento do projeto (TEP); Cronograma, matriz de riscos; Consolidação das lições aprendidas do projeto (LAP); Portfólio de projetos do DATASUS.